HjemGrupperSnakMereZeitgeist
Søg På Websted
På dette site bruger vi cookies til at levere vores ydelser, forbedre performance, til analyseformål, og (hvis brugeren ikke er logget ind) til reklamer. Ved at bruge LibraryThing anerkender du at have læst og forstået vores vilkår og betingelser inklusive vores politik for håndtering af brugeroplysninger. Din brug af dette site og dets ydelser er underlagt disse vilkår og betingelser.
Hide this

Resultater fra Google Bøger

Klik på en miniature for at gå til Google Books

Contos Gauchescos e Lendas do Sul af Simões…
Indlæser...

Contos Gauchescos e Lendas do Sul (udgave 1998)

af Simões Lopes Neto

MedlemmerAnmeldelserPopularitetGennemsnitlig vurderingSamtaler
291654,656 (3)Ingen
Medlem:carolinameroni
Titel:Contos Gauchescos e Lendas do Sul
Forfattere:Simões Lopes Neto
Info:L&PM (1998), Edition: 1, Paperback, 238 pages
Samlinger:Dit bibliotek
Vurdering:
Nøgleord:Ingen

Detaljer om værket

Contos Gauchescos e Lendas do Sul af Simões Lopes Neto

Ingen
Indlæser...

Bliv medlem af LibraryThing for at finde ud af, om du vil kunne lide denne bog.

Der er ingen diskussionstråde på Snak om denne bog.

Contos Gauchescos trata de diversos contos curtos protagonizados ou narrados pelo mesmo personagem, o Blau Nunes. Já em Lendas do Sul são narradas histórias baseadas em algumas das lendas folclóricas aqui do Rio Grande do Sul, a descrição delas e ainda um apanhado rápido de outras lendas pelo Brasil afora.

O bacana dessa obra, principalmente do primeiro livro, é o tom de conversa, de prosa mesmo, que o autor confere ao seu texto. Pois o narrador é um gaúcho do campo, ele é o contador de histórias, o velho proseador que abre o livro conversando com um personagem que não aparece e que pode muito bem ser você leitor. Todas as histórias apresentam o interior do Rio Grande, mesmo que Simões Lopes Neto nunca tenha andado pelos pagos que descreveu, ele morou em Porto Alegre e Pelotas e nunca visitou nenhuma outra cidade além destas (pelo menos é o que consta na minibiografia que antecede o livro). E as descrições são tão vivas e os personagens tão característicos (alguns deles), as histórias tão marcantes que é impossível não embarcar em uma viagem no tempo e sentir cavalgando pelas coxilhas do pampa gaúcho.

No entanto, essa mesma característica que engrandece tanto a leitura, é também prejudicial. O vocabulário é muito hermético e eu, nascida e criada no RS senti dificuldades com alguns vocábulos. Alguns em desuso, outros muito particulares de certas regiões do Estado e outros ainda particulares de situações e contextos que não fazem parte do meu dia a dia. Talvez por isso a leitura tenha demorado mais do que o esperado, pois o livro é bastante pequeno e esperava lê-lo em dois ou três dias no máximo. Além disso, alguns contos são bem massantes, o que não tira o mérito de passagens realmente genias como em Melancia - Coco Verde, Contrabandista e Jogo do Osso.

Em Lendas do Sul as histórias são basicamente um apanhado da tradição oral das histórias contadas por aqui: A mboitatá, A Salamanca do Jarau, O Negrinho do Pastoreio e argumentos sintéticos de outras lendas missioneiras e do centro-norte do Brasil. Em A Salamanca do Jarau (uma das minhas histórias favoritas do nosso folclore) o protagonista é mais uma vez Blau Nunes, que em uma de suas andanças topa com um vulto de face tristonha que o guia até o Cerro do Jarau para encontrar a Salamanca e enfrentar os desafios para merecer uma recompensa e ficar muito rico. Dessa forma ele sintetiza as origens da lenda e aplica a crença popular em algo que aconteceu ao personagem.

De toda forma, esse é um livro muito interessante para quem quer aprender e se aproximar mais da cultura gaúcha e por ser um livro de 1912 (Contos) e 1913 (Lendas) ele está ainda bastante próximo temporalmente dos fatos narrados (mais do que nós, certamente) e dentro de uma tradição de resgate e preservação da cultura gaúcha. É importante salientar que ele não narra fatos históricos, mas todos os seus textos estão precisamente situados na linha temporal da história gaúcha. ( )
  daniela.soares | May 12, 2020 |
ingen anmeldelser | tilføj en anmeldelse
Du bliver nødt til at logge ind for at redigere data i Almen Viden.
For mere hjælp se Almen Viden hjælpesiden.
Kanonisk titel
Originaltitel
Alternative titler
Oprindelig udgivelsesdato
Personer/Figurer
Vigtige steder
Vigtige begivenheder
Beslægtede film
Priser og hædersbevisninger
Indskrift
Tilegnelse
Første ord
Citater
Sidste ord
Oplysning om flertydighed
Forlagets redaktører
Bagsidecitater
Originalsprog
Canonical DDC/MDS

Henvisninger til dette værk andre steder.

Wikipedia på engelsk

Ingen

No library descriptions found.

Beskrivelse af bogen
Haiku-resume

Quick Links

Populære omslag

Vurdering

Gennemsnit: (3)
0.5
1
1.5
2
2.5
3 1
3.5
4
4.5
5

Er det dig?

Bliv LibraryThing-forfatter.

 

Om | Kontakt | LibraryThing.com | Brugerbetingelser/Håndtering af brugeroplysninger | Hjælp/FAQs | Blog | Butik | APIs | TinyCat | Efterladte biblioteker | Tidlige Anmeldere | Almen Viden | 160,497,173 bøger! | Topbjælke: Altid synlig